Os 9 cursos mais originais que as universidades já ofereceram

By | 18th August 2017

Medicina? Letras? Engenharia? Bem além disso. Algumas universidades (incluindo uma brasileira) já ofereceram cursos de extensão ou pós-graduação um tanto inusitados, mas completamente originais. Já pensou estudar os idiomas de “Game of Thrones” ou a sociologia da fama a partir da trajetória de Lady Gaga? Veja mais na lista abaixo:

1. O quarteto que revolucionou a música, os Beatles, é tema de curso de pós-graduação na Liverpool Hope University, Inglaterra. Chamado de “Os Beatles, Música Popular e Sociedade”, o curso busca examinar o significado das canções do grupo na construção de identidades, na audiência, nas diferentes etnias e indústrias, além de abordar a semiótica da música.

2. Um curso da Universidade da Califórnia em Berkeley se propôs a analisar o seriado “Os Simpsons” com o ponto de vista de filósofos como Platão e Nietzsche.

3. A Universidade Yiwu Industrial and Commercial College, em Shangai, na China, inaugurou recentemente um curso de graduação para formar especialistas que pretendem se tornar celebridades nas mídias sociais. O curso ensina aos bacharéis técnicas de maquiagem, dança, desfile, entre outras técnicas consideradas indispensáveis para a carreira.

4. Já a Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, ganhou repercussão ao abrir um curso chamado “Lady Gaga e a Sociologia da Fama”. A iniciativa foi do professor de sociologia Mathieu Deflem que, claro, é fã da cantora pop norte-americana.

5. “Harry Potter” invadiu a universidade e foi tema de curso de extensão gratuito na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em um programa voltado para o público acima dos 50 anos. A oficina trazia aspectos da história, cultura e relações de gênero no universo da escritora britânica J. K. Rowling.

6. A Montclair State University, nos EUA, chegou a oferecer um curso que ensina as pessoas a aproveitarem de maneira correta a televisão. Pois é! Durante as aulas, os estudantes entenderiam a importância da TV nas relações sociais e na família moderna, entre outros fatores.

7. Um dos cursos de verão da Universidade da Califórnia em Berkeley é sobre a aclamada série “Game of Thrones”, exibida na HBO. O curso joga luz sobre o lado histórico da série e de como a fantasia é usado durante a narrativa. O programa das aulas também é focado nas teorias e polêmicas envolvendo relações de poder, estupros, mortes e a imagem da mulher retratada no enredo.

8. Ainda com inspiração em “Game of Thrones”, a mesma instituição oferece curso sobre os idiomas da série: dothraki e o alto valiriano. Intitulado “A linguística de Game of Thrones e a arte de inventar idiomas”, o curso é ministrado pelo linguista David J. Peterson, criador das línguas fictícias de GoT (e de outras produções como “Defiance”, “The Shannara Chronicles”, “The 100” e “Emerald City”).

9. Para a turma que quer aprender sobre zumbis, a University of Baltimore tem um curso especialmente sobre eles. Os professores utilizam filmes como “Extermínio” e a série “The Walking Dead” para embasar os estudos.

Universidade cria exercício que testa o seu grau de concentração; confira

Source link

قالب وردپرس

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *