O fim está próximo: ‘Game of thrones’ reestreia neste domingo

By | 16th July 2017

LONDRES — Sansa Stark é uma síntese de “Game of thrones”, a mais bem-sucedida série da história da HBO. A nobre de cabelos vermelhos vivida pela britânica Sophie Turner teve parentes decapitados, foi prisioneira de um rei louco, enfrentou banhos de sangue, tortura nas mãos de um sádico e a destruição de seu reino. Os fãs gostariam de acreditar que está chegando a hora de Lady Sansa ser feliz, mas sabem que em “Game of thrones” (“GoT”) tudo sempre pode piorar. A sétima e penúltima temporada da fantasia épica baseada nos livros de George R. R. Martin tem estreia mundial hoje (às 22h no Brasil). Com base nos trailers — que como tudo relacionado à série hipnotizou milhões de pessoas —, sabemos que o inverno chegou a Westeros, que os dragões estão ainda maiores e que uma guerra final está para ser travada. A felicidade é pouco provável.

Ao contrário de muitos atores que passam anos no set vivendo um mesmo personagem e se dizem prontos para virar a página, Sophie, intérprete de Sansa desde os 14 anos, confessa estar sofrendo com a proximidade do fim da saga. A atriz, hoje com 21 anos, cresceu junto à herdeira dos Stark, uma das sete casas que disputam o comando dos Sete Reinos na multimilionária série produzida por David Benioff e D.B. Weiss. Quando a trama começou, Sansa era uma menina romântica. O sofrimento fez dela uma líder realista com sede de vingança, à medida que “GoT” se transformava numa febre pop, discutida no mundo todo, via mídias sociais, com fervor religioso.

— Seria maravilhoso se ainda tivéssemos pela frente outras cinco ou seis temporadas, mas o fim está perto, e isso é assustador. Comecei a me despedir de Sansa desde o início da sexta temporada, mas é duro. É como se fosse uma morte na família — disse a atriz, em Londres, onde participou de uma rodada de entrevistas com outros membros do elenco. — Quando estou interpretando Sansa, me sinto mais poderosa, como se fosse uma versão elevada de mim mesma. Sentirei falta desse sentimento — admitiu, evitando como uma guerreira qualquer pergunta sobre o destino da personagem.

Definir “Game of thrones” é tarefa ingrata. A história é uma mistura de gêneros, numa era indefinida, com ritmo de videogame, personagens complexos e árvores genealógicas labirínticas. Intriga política, violência, sexo, romance e mitologia são amarrados por reviravoltas alucinantes, mortes chocantes, batalhas medievais cinematográficas e controvérsias (estupro, infanticídio, incesto, entre outros temas). Quem não acompanha a trama corre o sério risco de ficar sem assunto com os amigos, filhos, pais. A produção recordista de Emmys (foram 38 prêmios desde a estreia, em 2011) é um fenômeno de popularidade, que deve ser seguido como um jogo. O tema central está aberto a interpretações, permitindo que o público vibre com especulações e teorias fantásticas.

— Para mim a série sempre foi sobre a natureza do poder, sobre a capacidade do poder de corromper até os bons — resume o irlandês Liam Cunningham, intérprete do pragmático sir Davos Seaworth, uma das muitas estrelas europeias escaladas pelo canal a cabo.

A nova temporada será mais curta que o habitual: sete episódios em vez dos tradicionais dez. As gravações aconteceram em lugares gelados como Islândia e Irlanda, onde heróis e vilões — se é que é possível distingui-los assim tão facilmente em “GoT” — marcham rumo à batalha pelo Trono de Ferro. O segredo aumenta a mística em torno da produção. Os atores só recebem o roteiro às vésperas do início das gravações e sabem muito pouco sobre o que se passa nos outros núcleos.

  • Pôster da sétima temporada de ‘Game of thrones’ Foto: Divulgaçõa

    Quando estreia a sétima temporada?

    Normalmente, as temporadas de “Game of thrones” estreiam em abril, mas o sétimo ano da série foi adiado e só vai ao ar a partir de 16 de julho de 2017, na HBO, às 22h. O motivo? A produção precisava gravar no auge do inverno, para dar mais autenticidade à trama.

  • Trailer da Batalha dos Bastardos Foto: Reprodução

    Qual o tamanho dessa temporada?

    Não bastasse adiar a estreia, a temporada será mais curta. Em vez dos dez episódios habituais, serão apenas sete. Mas pelo menos vários deles serão mais longos, com o último somando 81 minutos de duração.

  • Cersei Lannister (Lena Headey) terminou a sexta temporada ocupando o Trono de Ferro, após explodir sua rival Margaery, o Alto Pardal e boa parte da corte de Porto Real. Agora, além de seu irmão Jaime, não tem muitos outros aliados Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Conflitos

    O final da 6ª temporada deixou o tabuleiro armado para a aguardada batalha pelo trono. Daenerys Targaryen finalmente embarcou para Westeros, enquanto Cersei Lannister pôs fim aos seus rivais em Porto Real e foi coroada rainha e Jon Snow foi aclamado Rei do Norte.

  • Trailer de Game of thrones 7.2

    A Grande Guerra

    Já o segundo trailer deixa claro que a grande guerra não será apenas entre os Lannister, Targaryen e Stark, mas sim contra um inimigo muito mais assustador, que trará consigo o inverno do Norte.

  • Sétima temporada de Game of Thrones começa em julho Foto: Divulgação

    Imagens

    As primeiras imagens da sétima temporada foram reveladas pela revista ‘Entertainment Weekly’ e deixaram os fãs ainda mais ansiosos para ver os dragões de Daenerys Targaryen em ação.

  • Ator Jim Broadbent Foto: Evan Agostini / AP

    Quem entra para o elenco?

    Vencedor do Oscar, Jim Broadbent se junta à série como um dos meistres da Cidadela. Especula-se que ele encarne, mais especificamente, o Meistre Marwyn, associado à história de Samwell Tarly e possivelmente de Daenerys.

  • Ed Sheeran durante show em Nova York Foto: Charles Sykes/Invision/AP

    Quem faz participação especial?

    Ídolo de Maisie “Arya Stark” Williams, Ed Sheeran tem uma participação especial confirmada na sétima temporada da série. Brent Hinds, do Mastodon, que já havia interpretado um Selvagem no quinto ano, volta como um Caminhante Branco. A banda Bastille também vai aparecer em cena.

  • Novos personagens?

    A HBO continua fazendo jogo duro para evitar que vazem spoilers, mas a produção procurou atores para representar “um general, um sacerdote, um guerreiro, seguranças da cidade e dos portões, um comerciante, uma ‘senhora adorável’, um jovem lorde e um tenente”.

  • Força feminina. Emilia Clarke e Iain Glen em cena de “Game of thrones”: atriz interpreta Daenerys Targaryen, a doce e cruel soberana Foto: Divulgação / 15/05/2013

    Quem deve voltar para a série?

    Iain Glen (Jorah Mormont) foi visto a caminho das gravações da série, na Irlanda do Norte, assim como Joseph Mawle (Benjen Stark), flagrado em Belfast. Joe Dempsie, o Gendry, também foi visto em Belfast e na Espanha. E Mark Gattis confirmou se retorno.

  • O diretor Alan Taylor, conhecido pelo trabalho em ‘Game of thrones’ Foto: Wikipedia / Reprodução

    Quem vai dirigir os episódios?

    Serão três veteranos e um novato: Alan Taylor (de “Valar Morghulis, episódio que fechou a segunda temporada), Jeremy Podeswa (responsável por “Unbowed, unbent, unbroken”, o do estupro de Sansa), Mark Mylod (da dobradinha “High Sparrow” e “Sons of the Harpy”, do quinto ano”) e Matt Shakman, que já trabalhou em “Mad men” e “Fargo”.

  • Tom Hopper Foto: Reprodução

    Um novo Dickon Tarly?

    O irmão mais novo de Sam Tarly, interpretado na sexta temporada por Freddie Stroma, vai ser vivido por um outro ator. Tom Hopper, de “Black sails”, substitui Stroma, que precisou deixar “Game of thrones” para se dedicar a “Time after time”, em que interpreta o escritor britânico H.G. Wells.

SPOILERS A PARTIR DAQUI

A última temporada desvendou um dos maiores mistérios da trama: Jon Snow (Kit Harrington) não é o filho bastardo de Ned Stark, que teve a cabeça decepada na primeira temporada. O abnegado Snow é filho da irmã de Ned com Rhaegar Targaryen, filho do Rei Louco, e, portanto, um herdeiro em potencial do trono. Mas nada garante que vá chegar lá, pois no seu caminho estão a rainha Cersei (Lena Headey) e a mãe dos dragões, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), isso sem falar nos Caminhantes Brancos.

Para o elenco, a maior de todas as angústias é saber quanto tempo seu personagem continuará vivo. O inglês John Bradley, que vive Samwell Tarly, o bondoso melhor amigo de Snow, nunca acreditou que fosse durar tanto tempo.

— Sam deveria ser um dos primeiros eliminados, mas trata-se de uma série que matou seu herói (Ned Stark) na primeira temporada. Foi uma quebra de convenções. O fato de Sam estar vivo é mais uma ruptura. É como na vida: você não pode prever quem terá sorte ou não — avalia o ator.

Personagens como Sam são coadjuvantes numa temporada, mas ganham destaque em outras. Quem desaparece tem chances de voltar, enquanto quem parecia um vilão irrecuperável também pode ganhar contornos humanos, bagunçando as certezas do público. A feiticeira Melisandre, papel da holandesa Carice Van Houten, é uma fanática que queima rivais na fogueira, mas se transforma numa mulher fragilizada quando percebe que aquilo que via como vontade divina só traz derrotas. Literalmente, se despe de seus poderes diante do espelho.

— Como atriz, gosto de explorar meus podres, questões, medos. Durante muito tempo fiz essa personagem como uma mulher segura e cheia de fé e isso não foi fácil, é muito distante de quem eu sou. Minha cena preferida é quando ela entende que perdeu a batalha — revela Carice.

Os atores garantem que o público não perderá com uma temporada mais curta.

— Estou preocupada — admite Sophie, quando perguntada sobre o que espera para Sansa. — Acho que ela já chegou ao ápice e daqui para a frente só resta a queda. Talvez ela morra. Talvez não — brinca, alimentando o suspense que fez de “Game of Thrones” um marco na história da TV.

  • Cersei Lannister (Lena Headey) terminou a sexta temporada ocupando o Trono de Ferro, após explodir sua rival Margaery, o Alto Pardal e boa parte da corte de Porto Real. Agora, além de seu irmão Jaime, não tem muitos outros aliados Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Cersei Lannister

    Numa virada surpreendente, Cersei ocupou o Trono de Ferro após matar os membros da Fé Militante e a maioria da família Tyrell na explosão do Septo de Baelor. O suicídio de seu último filho, Tommen, deve torná-la ainda mais instável.

  • Jamie Lannister antes de retornar a Porto Real, em banquete no castelo dos Frey Foto: Divulgação

    Jaime Lannister

    Ele volta a Porto Real após retomar Correrrio para encontrar o Septo de Baelor destruído e a tempo de ver a irmã Cersei sendo coroada. Agora, como ele reagirá quando souber as circunstâncias da morte do seu último filho, Tommen? Vale lembrar que ele se tornou o Regicida para evitar que o Rei Louco incendiasse a cidade.

  • Melisandre é expulsa de Winterfell pelo assassinato de Shireen Foto: Divulgação

    Melisandre

    Melisandre foi exilada por ordenar a morte de Shireen como sacríficio em busca da vitória de Stannis na guerra. Resta saber se alguém aceitará seus conselhos, agora que Stannis morreu e suas previsões se mostraram equivocadas.

  • Sir Davos e o selvagem Tormund devem permanecer ao lado de Jon Foto: Divulgação

    Davos e Tormund

    Davos, o conselheiro de Stannis, e Tormund, braço direito de Jon Snow, sobreviveram à guerra contra o Bastardo de Bolton. Agora devem seguir ao lado de Jon, nomeado Senhor de Winterfell no fim da sexta temporada.

  • Samwell Tarly (John Bradley) iniciando seu caminho de aprendiz de meistre ao lado de Gilly (Hannah Murray) Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Sam Tarly

    Sam acabou se afastando da Muralha quando a guerra chegou por lá. Fez uma perigosa viagem de navio até a Citadela, onde iniciará os estudos para se tornar um Meistre. Através dele provavelmente aprenderemos mais sobre os Outros e o Rei da Noite. Pela primeiro foto revelada, Gilly seguirá com ele.

  • Uma aliança entre as poderosas mulheres Tyrell e Martel parece ter se consolidado Foto: Divulgação

    Olenna Tyrell

    A Rainha dos Espinhos acabou se tornando a última sobrevivente da Casa Tyrell, após a explosão que matou todos os seus familiares. Agora, aliada aos seus antigos inimigos da casa Martell, certamente vai planejar alguma vingança contra Cersei e os Lannister.

  • Lord Varys arrematou a aliança da rainha Targaryen com Dorne Foto: Divulgação

    Lord Varys

    Num dos surpreendentes casos de teletransporte desse último episódio, Varys costura a aliança dos Martell e Tyrell com os Targaryen e depois aparece no navio ao lado de Daenerys voltando para Westeros, onde ele já estava (!?). Mas enfim, segue fiel a Daenerys.

  • Daario Naharis e Jorah Mormont não rumaram para Westeros Foto: Divulgação

    Jorah Mormont e Daario Naharis

    Com a revolta dos Filhos da Harpia controlada, Daario fica em Meereen para manter a paz na cidade e não atrapalhar os planos de Daenerys em Westeros. Jorah já tinha sido dispensado para encontrar a cura para sua doença e não se sabe se reaparecerá.

  • Como será o reecontro de Tyrion com Cersei e Jamie? Foto: Divulgação

    Tyrion Lannister

    Tyrion tomou o lugar de Jorah como principal conselheiro de Daenerys e, oficialmente nomeado Mão da Rainha, volta junto com ela para Westeros. Lá, certamente terá muitos reencontros ansiosamente aguardados pelos fãs, especialmente com Jon, Cersei e Jaime.

  • Será que Sansa vai aceitar a aliança com Petyr Baelish? Foto: Divulgação

    Sansa Stark

    Jon Snow queria deixá-la como Senhora de Winterfell, mas foi proclamado Rei no Norte por todos os Lordes liderados pela jovem Lyanna Mormont. Com isso, o papel dela na próxima temporada fica um pouco nebuloso.

  • Para onde Meera Reed (Ellie Kendrick) estará levando Bran Stark (Isaac Hempstead Wright)? Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Bran Stark

    Na primeira imagem da nova temporada, Meera Reed aparece carregando Bran, provavelmente em direção à Muralha. Afinal de contas, ele precisa dar um jeito de revelar a Jon Snow quem são seus verdadeiros pais e como matar o Rei da Noite.

  • Bella Ramsey teve um papel pequeno na temporada anterior, mas conquistou o público como a decidida Lyanna Mormont Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Lyanna Mormont

    A jovem líder da Casa Mormont (do finado comandante da Patrulha da Noite, Jeor, e do ex-conselheiro de Daenerys, Jorah) foi um dos grandes destaques da sexta temporada e deve se tornar uma das principais aliadas de Jon Snow.

  • Mindinho (Aidan Gillen) deve seguir suas conspirações ao lado de Sansa Stark (Sophie Turner) Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Petyr Baelish, o Mindinho

    O personagem mais ardiloso de toda a série finalmente revelou suas intenções, ocupar o próprio Trono de Ferro, ao lado de Sansa como sua rainha. Ela deixou claro que não pretende seguir esse plano e agora precisa ficar atenta, pois não há inimigo pior do que o Mindinho.

  • Sandor Clegane, o Cão de Caça (Rory McCann), não parece estar em boa situação Foto: HELEN SLOAN / HBO

    Sandor Clegane, o Cão de Caça

    Por que ele voltou nessa temporada? Por que reencontrou Beric Dondarrion? Essa parte da temporada faz sentido sem o retorno de Lady Stoneheart? Não sabe quem é Lady Stoneheart? Vamos aguardar julho.

  • Reunidos, os irmãos se aliaram a Daenerys para levar Yara ao comando das Ilhas de Ferro Foto: Divulgação

    Theon e Yara Greyjoy

    A vida familiar dos Grejoy não deve melhorar. Os irmãos agora precisarão lidar com o tio Euron, que matou o pai deles. A aliança com Daenerys pode ajudar, se conseguirem convencer a todos da reabilitação moral de Theon.

  • O último episódio finalmente revelou os pais de Jon Snow Foto: Divulgação

    Jon Snow/Stark/Targaryen

    O caminho foi tortuoso, mas ele se tornou o Rei no Norte com apoio de todas as casas leais aos Stark. A ameaça de Além-da-Muralha é sua maior preocupação agora, mas em algum momento ele precisará escolher um lado na luta pelo Trono de Ferro.

  • Daenerys ao lado de seus conselheiros, Missandei (Nathalie Emmanuel), Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Varys (Conleth Hill) e Grey Worm (Jacob Anderson) Foto: HBO

    Daenerys Targaryen

    Daenerys finalmente partiu em direção a Westeros para (tentar) retomar o Trono de Ferro. Com os Imaculados, os dothraki, três dragões e alianças com os Tyrell, Martel e Greyjoy, parece ter uma boa posição para vencer a guerra. Mas quem ela escolherá como marido?

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM


Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.
{{mensagemErro}}

Source link

قالب وردپرس

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *