Game of Thrones: tudo que rolou no 5º episódio da 7ª temporada

By | 14th August 2017

Depois de um episódio sangrento, com dothrakis cavalgando em pé enquanto atiravam flechas e dragão cuspindo fogo para todos os lados, Game of Thrones, nosso novelão favorito, trouxe um capítulo com menos ação, mas recheado de pistas e fatos importantíssimos!

Vamos recapitular?

CAMPINA

Havíamos nos despedido do episódio passado vendo Jaime Lannister ir para o fundo do lago com aquela carinha de “deu ruim”. E começamos esse episódio com Sor Bronn puxando o amigo das águas.

Não vamos nem começar a debater sobre como eles conseguiram nadar para longe do epicentro da batalha com tanta eficiência. É ficção, afinal. Vamos nos concentrar no fato de que a dívida do loirinho com o mercenário só cresce. E enquanto ele não quitar, Bronn não vai permitir que ninguém mate Jaime. Faz sentido.

jaime lannister e sor bronn game of thrones

Jaime Lannister e Sor Bronn, a amizade cheia de interesse que você respeita (Reprodução/HBO)

Enquanto isso, Daenerys Targaryen segue na missão de fazer com que todos se ajoelhem perante ela e se submetam a ela como rainha. Os soldados Lannister sobreviventes tiveram de fazer isso. E quem se recusou a ajoelhar – Randyll e Dickon Tarly – foi queimado vivo pelo bafinho de Drogon, para horror de Tyrion Lannister. A mão da Rainha tenta, tenta, mas não consegue frear os impulsos de destruição de Dany.

(Um breve parênteses aqui: com a morte de Randyll e Dickon, o Senhor de Monte Chifre será Sam Tarly! Quem diria…)

WINTERFELL

FINALMENTE Bran Stark decidiu usar seu dom de Corvo de Três Olhos para algo útil em Winterfell. Ele sobrevoou o exército de mortos-vivos dos Caminhantes Brancos e – caramba -, é MUITA “gente”! Então pareceu uma boa ideia disparar corvos-correios avisando que os caras estão chegando MESMO, e se alguém quer se salvar, é bom se apressar.

rei da noite game of thrones

M.E.D.O. (Reprodução/HBO)

Arya e Sansa estão se estranhando. Não culpamos Arya – quem não desconfiaria da própria sombra, se a sombra andasse de tititi com o Mindinho, o maior conspirador dos sete reinos? Arya desconfia que a irmã está de olho no trono do Norte – Sansa foi criada para casar bem e herdar reinos e glórias, afinal.

Arya decide então ficar de olho em Mindinho. E, espionando, vê que ele está tendo conversas pouco republicanas com várias pessoas. Flagra até ele recebendo um pergaminho, “a única cópia em Winterfell”. Curiosa para saber do que se trata, invade o quarto de Mindinho e descobre – é uma carta de Sansa para o finado irmão Robb Stark, pedindo que ele jurasse lealdade a Joffrey, então rei, e aos Lannister.

O que Arya não sabe é que Sansa foi forçada por Cersei a escrever e enviar esta carta. E que Mindinho sabe muito bem que ela está o espionando, então ele armou essa arapuca para pegá-la. Mindinho quer colocar Stark contra Stark! Maldito.

PEDRA DO DRAGÃO

Foi de arrepiar o primeiro encontro de Jon Snow com um dragão assim, de pertinho. Nem Jon se intimidou com o berro que o dragão deu, nem Drogon estranhou os afagos de Jon. Que amizade bonita. O instinto dos animais nunca falha: esse bastardo aí é Targaryen!

drogon jon snow game of thrones

Drogon ❤ Jon (Reprodução/HBO)

Se Drogon já confia 100% em Jon, Dany ainda está prospectando. Quantas pessoas você já matou? É verdade que você levou uma facada por seu povo? É verdade que você é meu sobrinho? Ops, essa última pergunta ela não fez, porque quem apareceu de volta para compor o squad da mãe dos dragões? Sor Jorah Mormont! Curado do escamagris, ele está pronto para voltar a lutar por Daenerys – e a gente sabe que ele é bom nisso.

Enquanto isso, Tyrion e Varys confabulam dentro do castelo. Varys lembrou de quando serviu a Aerys Targaryen, pai de Daenerys e popularmente chamado de “O Rei Louco”. Ele tinha o hábito de queimar vivos os traidores. Qualquer semelhança com a filha não é mera coincidência.

Varys conta: “Eu descobria os traidores, mas não os queimava vivos. Eu só passava a informação. Eu pensava assim quando os via pedindo clemência. ‘Não sou eu que estou fazendo.’ Quando os gritos ficavam mais agudos… ‘Não sou eu que estou fazendo’”. É, Tyrion, está na hora de descobrir um jeito de parar Daenerys e suas barbaridades.

A mensagem enviada por Bran via corvo-correio chegou às mãos de Jon. E foi meio triste ele descobrir que Arya e Bran estavam vivos assim, à distância. Virou só um detalhe, comparado com a notícia que o exército de Caminhantes Brancos está chegando à Muralha. Deu 5 minutos em Jon e ele decidiu que precisa ir embora a-go-ra e enfrentar os Caminhantes Brancos do jeito que dá.

Tyrion então bola um plano: e se ele fosse até Porto Real bater um papo com Jaime para convencê-los de que a ameaça dos mortos-vivos é real, e que então todos os vivos deveriam se unir para combater os mortos? E AINDA: e se eles capturassem um morto-vivo para mostrar para Cersei que essa história não é apenas lenda?

Só nós achamos essa uma péssima ideia?

PORTO REAL

Jaime voltou para casa e é hora de contar ~as últimas~ para a irmã Cersei. Vejamos: as carroças de comida foram incendiadas, a arma anti-dragão também, a maior parte dos soldados morreu, quem não morreu se rendeu à Daenerys… e ah! Quem matou o filho deles, Joffrey, não foi Tyrion como eles sempre acreditaram, e sim Lady Olenna. E você aí achando que a sua segunda-feira que estava ruim…

Sor Davos e Tyrion, dando continuidade ao plano doido tramado em Pedra do Dragão, desembarcam em Porto Real. Enquanto Davos vai resolver umas coisinhas na Baixada das Pulgas, Tyrion – com uma ajudinha do velho amigo Bronn – vai se encontrar com o irmão Jaime.

Davos vai à Baixada das Pulgas resolver um dos maiores mistérios de Game of Thrones até o momento: por onde andava Gendry, o bastardo de Robert Baratheon que subiu em um barquinho na terceira temporada (!), saiu remando e nunca mais apareceu? O norte não esquece, nem os fãs de Game of Thrones! Pois bem: Gendry está muito bem, obrigado, trabalhando como ferreiro em Porto Real. E não hesita em sair de lá com Davos, para se juntar ao squad de Jon Snow – ele vai precisar de alguém para fazer armas de vidro de dragão, não é?

Gendry Game of Thrones

Quatro anos depois, aí está Gendry (Reprodução/HBO)

Missões cumpridas, Davos, Gendry e Tyrion estão prontos para voltar para Pedra do Dragão. Mas Jaime ainda precisa passar os recados para a irmã Cersei: Daenerys propõe um armistício – uma trégua temporária – para que todos possam combater os Caminhantes Brancos. E se Cersei duvida que eles existem, terá provas!

Cersei então diz que um entendimento com Dany pode ser interessante, para que eles lutem de forma inteligente pela Casa Lannister e… pelo bebê que ela está esperando!  Pela quarta vez ela está grávida de Jaime. Geeeeente…

cersei e jaime game of thrones

Incesto! Incesto! Aaaaaa! (Reprodução/HBO)

VILA VELHA

Sam Tarly segue lendo pergaminhos e ouvindo conversas de arquimestres aqui e ali. Dessa vez, ao ouvir que Bran havia mandado notícias da situação além da Muralha, ele bem tentou alertar que o perigo é real e que essa gente sabida toda deveria se organizar para pesquisar um jeito de derrotar os mortos-vivos.

Não botaram muita fé nele, mas como culpar os arquimestres? Todo mundo acha que essa história de Caminhantes Brancos é mentira…

Sam então fica puto. No quarto, estudando com Gilly, ele nem se liga na grande revelação que ela encontrou: um tal príncipe “Ragger” teria anulado seu casamento, e na sequência se casado em segredo com outra pessoa em uma cerimônia secreta em Dorne. Essa é APENAS a prova de que Jon Snow é filho legítimo de Rhaegar Targaryen – que anulou o casamento com Elia Martell para se casar com Lyanna Stark, mãe de Jon.

sam e gilly game of thrones

Escuta a mina, Sam! Ela descobriu um negócio importantíssimo… (Reprodução/HBO)

Mas quem se importa, não é mesmo?

Sam então dá um chiliquinho, rouba livros e pergaminhos da biblioteca da Citadela e resolve se mandar, antes de se formar mestre. Esperamos que ele esteja indo para Winterfell.

ATALAIALESTE DO MAR

Com a primeira parte do plano concluída, Jon Snow e seus aliados – Davos, Gendry, Jorah e outros – desembarcam em Atalaialeste do Mar – o castelo mais a leste da Muralha, por onde os Caminhantes Brancos estão avançando. Lá eles encontram Tormund (sdds, ruivão!) e um grupo de presos, digamos, interessante: os membros da Irmandade sem Bandeiras. Thoros de Myr, Beric Dondarrion e o Cão de Caça foram detidos pela Patrulha da Noite quando se aproximavam da muralha.

jon e squad game of thrones

Lado dos vivos X lado dos mortos – quem vai vencer? (Reprodução/HBO)

Pois bem, essa turminha vai aprontar altas confusões. Gendry odeia a Irmandade, pois foi vendido por eles para Melisandre. Tormund não vai com a cara de Sor Jorah, pois o pai de Jorah caçava Selvagens quando era da Patrulha da Noite. Muitas inimizades, mas uma causa em comum: lutar contra os Caminhantes Branco. Agora vai ser Vivos contra Mortos-vivos. Quem vai ganhar?

Source link

قالب وردپرس

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *