Game of Thrones: reviravoltas previsíveis e desfecho perigoso

By | 21st August 2017

Que não existe plano perfeito, qualquer pessoa sabe. Mas um plano imperfeito fica ainda mais próximo do desastre quando há um idiota envolvido. E essa é a maior lição que o blog tirou do episódio 6 da temporada 7 de Game of Thrones que acabou de fazer a sua estreia (ao menos oficial), na HBO.

Daqui em diante, cuidado com os spoilers. 

Centrado majoritariamente do outro lado da Muralha (como bem entregou o nome do episódio, “Além da Muralha”), o que vimos na noite deste domingo foi um episódio tenso, é bem verdade, mas com reviravoltas previsíveis e um desfecho muito, mas muito perigoso.

Vimos conflitos por todos os lados (Daenerys x Tyrion, Sansa x Arya) e confrontos violentos também (Jon Snow e sua gangue x os mortos). No fim das contas, apesar de não ter aparecido um segundo sequer para nos presentear com aquele sorriso assustador, Cersei Lannister ascendeu como a grande vitoriosa.

Hoje, ao invés de uma recapitulação em ordem cronológica, vamos começar pelo ponto mais confuso da noite: a relação Arya x Sansa.

A escalada de tensão entre as irmãs atingiu o ápice neste episódio, especialmente depois que Arya veio confrontar Sansa sobre a tal carta enviada a Robb anos antes. A caçula acusou a irmã mais velha de ter traído a família, mesmo sem fazer a menor ideia de tudo o que a atual Lady Stark viveu para conseguir recuperar Winterfell das mãos dos inimigos.

Sansa fica desesperada ao pensar na reação de seus aliados, caso essa carta se torne pública (um pânico que o blog vê como justificado), enquanto Arya segue cultivando sua raiva e com um temperamento obscuro. A Lady Winterfell procura então conselhos no pior lugar possível, Mindinho, e esse tenta convencê-la a usar Brienne para interceder a favor das duas.

Elas entram em um novo embate mais pra frente, quando Sansa tenta recuperar a carta no quarto de Arya e é surpreendida por ela e seu passado. A tensão entre as duas é confusa, mas o blog tem um palpite otimista: depois de um jogo esquisito de perguntas e respostas, ficamos com a sensação de que a caçula parece ter aprovado as respostas da mais velha, já que termina entregando a adaga nas mãos de Sansa. Temos, agora, a sensação de que esse gesto possa ser um divisor de águas na relação.

No entanto, todo o cuidado é pouco na leitura dessa cena e, evidentemente, corremos o risco de estarmos errados. Seguimos na torcida para que as irmãs se entendam e se unam, sem atitudes idiotas e impulsivas que possam coloca-las novamente em perigo. Isso se torna ainda mais importante quando lembramos que o conflito foi causado por Mindinho e que a dupla está desprotegida depois que Sansa enviou Brienne para encontrar Cersei em Porto Real.

Bom, agora vamos ao momento mais esperado: o resultado do plano insano articulado por Jon Snow, Tyrion, Ser Davos e Ser Jorah.

No último episódio, “Eastwatch”, vimos uma reunião nada desprezível dessa trupe liderada pelo rei do Norte com outros personagens marcantes, e não menos importantes de Game of Thrones: Tormund, Gendry Baratheon, Sandor Clegane, Berric Dondarion e Thoros de Myr. Verdade seja dita, todos pensamos que essa entourage traria alegrias para a noite desse domingo, mas tudo quase foi por água abaixo graças ao péssimo humor de Clegane, como veremos em breve.

O grupo caminha pela neve e a troca de ideias rola solta. Temos uma tentativa de reconciliação entre a Irmandade e Gendry, a confirmação do interesse amoroso de Tormund sobre Brienne e um momento sensível entre Jon e Jorah, que lembram nosso querido Lord Commander Jeor e a patifaria que foi a sua morte pelas mãos de homens de sua confiança, um dos momentos mais tristes da história da série.

Um diálogo importante aconteceu entre Jon e Tormund, que lembra o rei do Norte sobre como Mance Rayder, o rei do povo livre, era admirado por nunca ter se curvado a nenhum rei. Sabiamente, no entanto, o selvagem faz uma observação pra lá de interessante ao questionar quantas vidas foram perdidas em razão dessa posição de Rayder. A mensagem cai como uma luva para a situação atual de Jon, que fica pensativo.

*Mais informações em instantes.

Source link

قالب وردپرس

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *