‘Game of Thrones’ motiva restrições turísticas em Dubrovnik

By | 18th August 2017

Game of Thrones é responsável por levar cada vez mais turistas aos seus cenários originais. E E isso está a acontecer em Dubrovnik, cidade croata que serve de cenário a King’s Landing e ao disputado Trono de Ferro. E, neste jogo das cadeiras, parece que já não há espaço para ninguém se sentar.

O presidente do município, Mato Franković, revelou ao The Telegraph que o objetivo é reduzir para quatro mil visitantes diários, um número que acredita proteger a cidade e a qualidade da experiência turística.

Recentemente, e perante o risco de desgaste dos vários monumentos da cidade, a Unesco lançou um alerta e recomendou que fossem recebidos cerca de oito mil turistas por dia.

Lê também: E se Game of Thrones se passasse em Portugal?

Franković admite que vão “perder dinheiro nos primeiros dois anos“, mas que a longo prazo vai ser notada uma melhoria assinalável. “Merecemos ser um destino de qualidade”, afirma o dirigente político.

Episódio gravado nas ruas de Dubrovnik – Fotografia: HBO / Divulgação

Responsável por esta enorme procura, Game of Thrones deu origem a várias lojas dedicadas à série e ainda visitas guiadas pelos locais das gravações da série. Ao visitar Dubrovnik pode-se conhecer as escadarias onde Cersei foi humilhada ao som do famoso ‘Shame’, a Fortaleza Vermelha, as docas da cidade e muito mais.

Em 2006 o número de turistas era 473,9 mil. O número cresceu drasticamente para 1 milhão de visitantes, sendo que mais de 700 mil são provenientes de cruzeiros. Quando impostas as novas limitações, terão de ser cancelados vários dos cruzeiros previstos. Franković acrescenta que não tem que fazer as pessoas felizes, mas sim “tornar a qualidade de vida (na cidade) melhor“.

Com estas contenções, as autoridades locais pretende evitar que a cidade assista a fenómenos como aqueles que têm sido vistos em Barcelona ou Veneza, onde já houve inúmeros protestos e se forma um sentimento anti-turista. Apesar de parecer uma mudança negativa, o presidente do município está confiante na sua decisão. “Garanto que Dubrovnik irá mudar“, asseverou.

Source link

قالب وردپرس

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *