‘Game of Thrones’ das Arábias: rei conspira para botar filho na sucessão

By | 20th July 2017

Rei Salman caminha acompanhado por assesores próximos, entre eles seu filho, Mohammed bin Salman (ao fundo, centro) – Divulgação

RIAD — A súbita e inesperada mudança na linha de sucessão do trono saudita no mês passado, que fez de Mohammed bin Salman, filho de 32 anos do rei, o novo príncipe herdeiro, foi fruto de um golpe palaciano cujos detalhes começam a vir à tona.

Reportagens do “New York Times” e da agência Reuters indicam que o idoso rei Salman convocou ao palácio em Meca o então herdeiro, seu sobrinho Mohammed bin Nayef, de 57 anos, e o acusou de não ter buscado tratamento para um vício em analgésicos que estaria, segundo o monarca, atrapalhando seu julgamento. Pressionado a abrir mão de seus direitos ao trono e mantido isolado durante toda a noite, enquanto o rei obtinha o necessário apoio da maioria do Conselho de Fidelidade — composto pelos membros mais importantes da família real — Bin Nayef teria acabado cedendo na manhã seguinte, segundo fontes palacianas.

De acordo com as reportagens, o ex-príncipe herdeiro é mantido em prisão domiciliar num palácio em Jedá, com acesso apenas a parentes mais próximos, e está impedido de deixar o país, além de ter a comunicação limitada. Relatos de pessoas próximas ao círculo real indicam que o rei Salman já estava decidido a colocar seu filho como o próximo na linha sucessória e teria aproveitado o vício de Bin Nayef em analgésicos como justificativa para a manobra. Fontes que falaram à Reuters afirmam que Bin Nayef luta contra o vício desde que sobreviveu a uma tentativa de assassinato por um homem-bomba em 2009 e ficou com fragmentos no corpo que não puderam ser retirados por cirurgia.

— Há evidências de que ele foi mais ferido do que se noticiou na tentativa de assassinato, e passou a depender de analgésicos altamente viciantes — afirmou Bruce Riedel, ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA) e diretor do Projeto de Inteligência da Brookings Institution. — Creio que esse problema se intensificou progressivamente.

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi (esquerda); o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud (centro); a primeira-dama Melania Trump e o presidente americano, Donald Trump, visitam o novo Centro Global para Combater a Ideologia Extremista, em Riad, Arábia Saudita: encontros do presidente mostraram cenas bastante inusitadas – Uncredited / AP

Rei estaria preparando sucessão antecipada

O novo príncipe herdeiro articulou uma compra bilionária de armas com Washington um mês antes de sua ascensão, além de ser um importante nome na intervenção saudita contra as milícias houthis no conflito do Iêmen. Segundo fontes sauditas ligadas à família real, apenas três membros do Conselho de Fidelidade, órgão responsável pelo controle da sucessão real, se opuseram à ascensão de Bin Salman.

O recém-indicado à sucessão do trono da Arábia Saudita, o príncipe-herdeiro Mohammed bin Salman beija a mão do primo, Mohammed bin Nayef em Meca –   / Reuters

Desde que seu pai assumiu o trono, há dois anos, ele recebeu poderes até então inéditos para um príncipe na História do país, e colocou nomes de sua confiança em posições-chave, especialmente no Ministério do Interior, na época comandado por Bin Nayef.

De acordo com diplomatas e fontes sauditas, Bin Salman alterou o comando em setores vitais como segurança, Inteligência e petróleo, quase sempre, agindo sem o aval do então príncipe herdeiro. Na visita aos EUA, principal aliado do reino, também aproveitou para estreitar laços de amizade com Jared Kushner, genro e principal assessor de Donald Trump.

A ascensão meteórica de Mohammed bin Salman também gera especulações de que o rei saudita, de 81 anos e sofrendo do mal de Alzheimer, estaria se preparando para abdicar do trono em favor do filho. Fontes ouvidas pela Reuters afirmam que o monarca já teria gravado uma mensagem anunciando a transferência do trono, que poderia ser veiculada a qualquer momento.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM


Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.
{{mensagemErro}}

Source link

قالب وردپرس

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *